Departamento Contábil
- Home
- Especialidades
- Departamento Contábil
Departamento Contábil
O Departamento Contábil tem como objetivo elaborar as demonstrações contábeis de sua empresa. Estas são de suma importância, tanto pela exigência legal quanto para a tomada de decisões.
Em linhas gerais, o Departamento Contábil é um órgão vital em uma empresa, pois é ele que vai administrar as finanças e realizar todas as tarefas que envolvem seu dinheiro. Entre as tarefas, estão:
Balancetes Periódicos
Os balancetes periódicos são levantados à medida da necessidade de cada empresa. A grande maioria das empresas tem por obrigatoriedade o levantamento de Balanço Patrimonial anual, que é resultado do balancete.
Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial faz parte das obrigações da empresa, devendo ser finalizado por períodos que irão depender de seu regime de tributação e também da necessidade de cada cliente. É composto por ativo, passivo e patrimônio líquido e tem por objetivo mostrar a situação econômico-financeira da empresa na data de seu encerramento.
Demonstração do Resultado do Exercício
Medir quando a empresa chegou a determinado resultado, seja lucro ou prejuízo. Mensurar receita bruta, custo da atividade, receita líquida, despesas administrativas, despesas operacionais, lucro antes dos impostos (IRPJ e CSLL) e, por último o lucro líquido ou prejuízo.
Ativo Imobilizado: Lançamentos contábeis de depreciação, aquisição e baixa
Controlar os bens que compõe o ativo permanente na contabilidade, além de controlar sua depreciação, escriturando-os adequadamente.
Fluxo de Caixa
Demonstração contábil útil para a projeção futura do comportamento do caixa da empresa, sendo possível fazer planejamentos ou alterar metas e procedimentos para melhor desenvolvimento do negócio.
SPED Contábil
O SPED Contábil ou ECD (Escrituração Contábil Digital) é um sistema público de informações da Receita Federal criado para as empresas escriturarem seus livros diretamente nos computadores daquele órgão, com a possibilidade de futuramente algumas obrigações acessórias não serem mais exigidas, assim como os livros contábeis impressos. São obrigadas à entrega do SPED Contábil empresas enquadradas no Lucro Real e no Lucro Presumido (esta última para empresas que distribuam lucros aos sócios além da parcela isenta).
- Escrituração contábil completa de acordo com as normas contábeis vigentes;
- Elaboração e análise das demonstrações contábeis financeiras;
- Conciliação das contas patrimoniais;
- Emissão mensal de Balanço, Balancete, Demonstração do Resultado, etc.;
- Declaração de Imposto de Renda Anual Pessoa Física e Jurídica.
ECF
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Portanto, a DIPJ está extinta a partir do ano-calendário 2014